quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pesquisa de campo

    A nossa turma de pedagogia fez uma pesquisa em escolas públicas e particulares com o intuito de verificar como anda o processo de utilização da tecnologia na educação. Com essa pesquisa pudemos constatar o que já se esperava, que as escolas particulares tem mais acesso a computadores, tem melhor estrutura, porém os professores não estão preparados para usar essas tecnologias dentro de sala de aula e muito menos fazer a interdisciplinaridade dos conteúdos juntamente com a utilização da tecnologia.
    Já nas escolas públicas a situação é pior do que esperávamos. Poucas escolas tem computadores e muitas, só para o uso dos funcionários. Ou seja, os alunos não tem acesso a esse recurso pedagógico. E mesmo as escolas que tem acesso a laboratório de informática, as aulas são ministradas por professor de informática e o conteúdo não tem nenhuma ligação com as outras disciplinas.
    Portanto, percebe-se que a implantação da tecnologia na educação para melhorar o processo de ensino-aprendizagem ainda está longe de ser o que se espera, pois falta investimento, principalmente nas escolas públicas para melhorar a estrutura e a qualidade do ensino, falta preparação dos professores tanto nas escolas públicas como particulares e também falta o uso da interdisciplinaridade com a tecnologia para um melhor aproveitamento dessa ferramenta.

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