segunda-feira, 23 de maio de 2011

PLANO DE AULA

Disciplina: Português
Série: 1º ano do Ensino Fundamental
Objetivo Geral:
Incentivar  a leitura e identificar o domínio de cada aluno em relação a linguagem escrita.
Objetivos Específicos:
Estimular: a atenção, a coordenação motora fina, a leitura, a socialização e o trabalho em equipe.
Conhecimentos Prévios:
O aluno já tem de ter um conhecimento prévio mínimo de leitura.
Tempo Estimado: 50 min
Recursos:
- Softwere Gcompris utilizando as atividades de leitura como o jogo da letra desaparecida e o jogo da memória com números por extensos.
- Laboratório de informática
Preparação da aula:
A aula será no laboratório de informática. Haverá um computador para cada grupo de três alunos. Os computadores já estarão ligados e configurados no programa GCompris e os alunos farão seu login para acessar os jogos.
Desenvolvimento da aula:
A aula será iniciada com apresentação do computador aos alunos, perguntando a eles se sabem usar essa ferramenta e se sabem algum tipo de jogo. Explicar como utilizar o programa que será trabalhado. Após essa apresentação prévia, deixar que os alunos explorem o computador para conhecê-lo e terem intimidade com o mesmo, em seguida eles irão se organizar em grupos e começarão o jogo, que será o jogo da letra desaparecida que consiste em completar a letra que falta nas palavras. Depois eles irão para o jogo da memória com números por extenso, no qual os alunos viram as cartas para encontrar o número correspondente ao seu nome por extenso.
No decorrer da atividade, o professor fará as intervenções necessárias, como perguntar aos alunos quais as dificuldades encontradas, se conseguiram identificar todas as letras e se os colegas colaboraram e respeitaram a vez do outro, pois a atividade é em grupo.

Avaliação:
A avaliação será feita através dos questionamentos feito no decorrer da atividade para constatar se os alunos apresentam um bom domínio da leitura e da escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário