segunda-feira, 18 de abril de 2011

Novas formas de aprender utilizando a tecnologia

       Segundo Belloni as sociedades contemporâneas estão exigindo um novo tipo de indivíduo e de trabalhador que seja dotado de competências técnicas, habilidades no trabalho em equipe, capacidade de aprender e de adaptar-se a situações novas. Ou seja, um individuo que saiba sobreviver em um mundo competitivo. Esses desafios para a educação de preparar os indivíduos para uma sociedade competitiva são enormes, pois é preciso reformular os seus currículos e métodos de ensino, enfatizando a aquisição de habilidades de aprendizagem, e a interdisciplinaridade, formação cientifica e as competências de pesquisa, sem esquecer da formação continuada ao longo da vida.

       Para o autor, com essas novas tecnologias, os professores se sentem pressionados a desenvolver atividades na qual não estão preparados, ou então, acabam aderindo à tecnologia sem fazer uma reflexão adequada sobre o seu uso. Isso acaba gerando uma certa culpa, por pensarem que estes meios podem trazer benefícios a educação, mas que essa nova forma de ensinar ainda é uma incógnita para o professor.
       Portanto, Belloni conclui dizendo que para enfrentar estes desafios o professor terá de aprender a trabalhar em equipe, a ter conhecimento das várias disciplinas, não se isolar na sala de aula, ter flexibilidade para assumir novas funções e por fim, ser um professor coletivo, que saiba compartilhar seus conhecimentos, e que esteja  pronto para ensinar e para aprender.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 3ª edição revista. Campinas, São Paulo: autores associados, 2009, p. 05-29.

Nenhum comentário:

Postar um comentário